DIREÇÃO 2013

O Clube dos Desbravadores

O Clube dos Desbravadores é um programa centralizado na igreja, que propicia o espírito de aventura e exploração que se encontra em cada menino e menina. Isto inclui mais atividades, elaboradas cuidadosamente, ao ar livre, exploração natural, habilidades, passatempos ou vocações, do que é possível na Sociedade dos Juvenis Adventistas. Nesse ambiente, o enfoque espiritual é bem recebido, e o Clube dos Desbravadores já demonstrou devidamente sua influência para ganhar almas. Em muitas igrejas locais, Clubes de Desbravadores têm substituído a tradicional Sociedade dos Juvenis Adventistas, e, onde há uma escola da igreja, o Clube dos Desbravadores deve ampliar o trabalho da Sociedade dos Juvenis Adventistas.

Atividades abrangidas pelo Clube dos Desbravadores são camporis (acampamentos), feiras, estudo de habilidades, exploração da Natureza, estudo da Bíblia, projetos de testemunho, excursões pelo campo, corridas de bicicleta e muitas outras aventuras interessantes.

Juvenis de 10 a 15 anos de idade podem tornar-se membros do Clube dos Desbravadores mediante uma cerimônia especial de admissão. O emblema triangular tem sido adotado internacionalmente, embora às vezes haja uma modificação no nome "Desbravadores", devido a problemas de tradução e equivalência local. Os membros usam o uniforme dos Desbravadores, com suas insígnias, em todas as funções do clube, inclusive a reunião semanal, as feiras e os acampamentos dos Desbravadores, e a ida à igreja, sábado de

manhã, no Dia dos Desbravadores. Em algumas igrejas, os grupos etários são divididos no Clube dos Desbravadores Juvenis e no Clube dos Desbravadores Adolescentes; e quando os desbravadores mais velhos atingem os quinze anos de idade, podem tornar-se membros da equipe de auxiliares, mediante um programa de preparo para liderança.

O(a) diretor(a) dos Desbravadores e o(s) vice-diretor(es) são eleitos pela igreja, por ocasião das eleições gerais, para períodos de um ou dois anos. (Ver pág. 49. ) Se forem eleitos dois vice-diretores, um deles deve ser do sexo oposto. Um dos vice-diretores também pode desempenhar a função de secretário-tesoureiro do clube. O(a) diretor(a) é membro da Comissão da Igreja e também da Comissão dos Ministérios dos Jovens Adventistas. Outros componentes da diretoria dos Desbravadores são os instrutores de especialidades e au-

las da Natureza, e os conselheiros, que são responsáveis por uma unidade de seis a oito Desbravadores.

Muitos materiais úteis podem ser obtidos do(a) diretor(a) dos Jovens do Campo local.

O Voto do Desbravador

Pela graça de Deus,

Serei puro, bondoso e leal,

Guardarei a Lei do Desbravador,

Serei servo de Deus e amigo de todos.

A Lei do Desbravador

A Lei do Desbravador ordena-me:

1. Observar a Devoção Matinal.

2. Cumprir fielmente a parte que me corresponde.

3. Cuidar do meu corpo.

4. Manter a consciência limpa.

5. Ser cortês e obediente.

6. Andar com reverência na casa de Deus.

7. Ter sempre um cântico no coração.

8. Ir aonde Deus mandar.

O Alvo e o Lema são os mesmos que os dos Jovens Adventistas.